
Como aprender espanhol de forma RÁPIDA?
Como adquirir conhecimento de forma rápida e eficaz num mundo que está em constante avanço?
Segue lendo que vou te dar umas dicas.
A Sociedade Moderna é caracterizada pelo deslocamento de pessoas e de capitais pelo mundo globalizado; pessoas individualistas e cada vez mais especializadas. A necessidade de profissionalização da mão de obra, além do constante avanço tecnológico fazem com que precisemos estar sempre em constante evolução e aperfeiçoamento, à procura de novos saberes.
Mas num tempo de constantes mudanças, como avançar rápido na aquisição destes novos conhecimentos quando temos que dar conta de trabalho, casa, família, faculdade, namorado/a e ainda precisamos agilizar e conciliar tudo?
Há muito tempo que especialistas vem discutindo qual a melhor forma de aprender e de ensinar, ainda sem chegar a um consenso. Todo ser humano nasce com potencial para novos aprendizados: adquirimos novos saberes, desenvolvemos habilidades e mudamos de comportamento em qualquer idade ou tempo.
A aprendizagem significativa pode ser a condição essencial para alcançar o objetivo, garantindo ao aluno a versatilidade de agir autonomamente em diferentes contextos.
Mas, o que é aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa, resumidamente, é aquilo que faz sentido para o aluno. O aluno já vem com um conhecimento prévio (seja da língua materna ou da língua que está aprendendo). Os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui e, a partir deste conceito já assimilado previamente, o conhecimento se constrói ligando-o ás novas ideias e facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido.
O papel do professor é de enorme importância, também. Sua tarefa principal é criar um ambiente propicio de aprendizado e servir de facilitador dos conteúdos, guiando ao aluno, como agente ativo de sua aprendizagem. O foco principal é o aluno.
Porém, está se tornando normal ouvir relatos sobre a dificuldade do aluno em aprender a estudar.
Dentre as ações que ajudam no processo de aprendizagem, encontra-se a habilidade de usar as estratégias de aprendizagem, que podem ser usadas como instrumento para melhorar a aquisição do conhecimento.
Segundo Santos e Burochovitch (2009) relatam que muitos alunos no ensino médio quase que desconhecem as estratégias metacognitivas, tal comportamento continua nos primeiros anos de graduação caracterizando alunos pouco autônomos.
Isto é porque os alunos não aprendem a estudar, não sabem fazer usos das próprias estratégias de aprendizagem.
Mas quais são estas estratégias de aprendizagem?
Primeiro vamos dizer o que são estrategias de aprendizagem:
São estrategias para aprender a fazer coisas que antes não sabíamos fazer, onde estão implicadas a autorreflexão, a autocritica e a autoavalição.
Se o aluno é capaz de gestionar seu próprio aprendizado, se ele é capaz de tomar o controle consciente do que quer aprender e entender qual é o melhor jeito para ele, teremos um estudante competente e autônomo.
E é aqui onde iremos focar: em aprender a aprender.
Entendendo e fazendo uso das estrategias de aprendizagem terminaremos com sucesso a tarefa de aprender.
Temos assim as seguintes estratégias:
Estratégias cognitivas: praticar, repetir, analisar, razoar, organizar a informação, fazer anotações, resumir, usar o dicionário, criar associações mentais, etc

Estratégias metacognitivas: Ordenar e planejar: focar e delimitar aquilo que vai ser aprendido naquele momento, estabelecer objetivos, buscar soluções, avaliar o próprio aprendizado.
Perguntas que podem ajudar você a refletir sobre o seu jeito de aprender:
- que caminhos você recorreu até achar a informação?
- se você tivesse que explicar ou aconselhar um colega de como fazer aquela mesma tarefa, como você o faria?
- como você achou a resposta ou a solução aos problemas apresentados?

Estratégias sociais: saber se juntar a alguém e pedir ajuda quando algo não ficou muito claro, pedir novas explicações, esclarecimentos; interagir com colegas ou com nativos(em um nível um pouco mais avançado do aprendizado), etc.

Estratégias afetivas: saber reduzir a ansiedade; conseguir a calma nos momentos de maior dificuldade, se animar, saber relaxar e dar um tempo no estudo para dar um descanso ao cérebro e voltar mais animado, por exemplo.

Como podemos ver aqui, são várias as maneiras que temos de aprender de forma mais eficaz e fácil, contudo, sei que você está se perguntando, qual é a melhor?
Não tem melhor, a combinação de todas é o que vai te levar ao sucesso.
Você deve testar e combinar. Uma vez que você (re)conheça aquelas que melhor se aplicam a você, o sucesso estará garantido.
Lembre-se: todos somos diferentes, certo? Ninguém pode lhe dizer qual o melhor jeito de aprender. Somente lhe mostrar o caminho e você o percorrerá do seu jeito, afinal, quem melhor do que você para dizer o que é melhor para você mesmo?
Espero que você tenha gostado da leitura e que faça bom uso das estrategias, agora que você sabe quais ferramentas são necessárias para o seu sucesso.
Se tiver dúvidas, me escreve: igriega@igriegaescoladeespanhol.com
E se quiser fica ligado em dicas e novidades, não esquece de seguir nossas redes: Instagram e Facebook.
Con cariño,
La profe Wanda.