
Como aprimorar seus estudos e vencer o “efeito platô”
Tenho certeza de que já passou por algum período em que sentiu que estava estagnado na aprendizagem. Este é o chamado “efeito platô” e quero te explicar o que é e como fazer para superá-lo.
Tanto os estudantes adultos como as crianças e os jovens empreendem a aprendizagem de uma nova língua tremendamente motivados e cheios de vontade de aprender (as motivações podem ser muito diferentes, todos nós sabemos …). Mas infelizmente, onde no começo a gente vê progressos rápidos e práticos, chega uma altura em que nos sentimos estagnados, pensamos que não estamos avançando o suficiente, ou não estamos aprendendo nada: “Não melhoro” “Estou repetindo sempre a mesma coisa”…
Nos temos de perceber que a aprendizagem é um processo gradual, o progresso não é contínuo, e por vezes paramos, ou até parece que retrocedemos um pouco.
Seu cérebro absorve mais o conteúdo novo, pois está consolidando o que você já aprendeu e passa a guardar as coisas novas para acessá-las quando necessário. Isso é temporário e necessário no processo de aprendizagem de outra língua. No início de um curso de idiomas, como espanhol, por exemplo, somos expostos a muita informação, novas palavras e regras. À medida que o aluno se aprofunda no assunto, percebe que o aprendizado flui e que o resultado é muito animador.
Contudo, com o passar do tempo, vamos perdendo a motivação, seja por desânimo, cansaço, monotonia, ou qualquer outro motivo.
Por que existe o “efeito platô”?
Geralmente, isso se deve a fatores psicológicos (causados por estresse, autocobrança, etc.) e à falta de planejamento consistente (falta de foco, indecisão sobre os materiais, falta de estratégias adequadas, rotinas indisciplinadas, etc.)
Este efeito platô é o momento que temos vontade de desistir, de deixar de aprender. É um período de estagnação. A boa noticia é: mesmo que você não perceba, você está evoluindo, os resultados virão depois.
Algumas pessoas com menos força de vontade desistem; mas o resto que continua nos seus esforços chega a um momento em que percebe a realidade: que este suposto processo de estagnação ou mesmo regressão não foi assim; e que, olhando para trás, podem ver todos os sucessos de aprendizagem alcançados…
O que fazer?
Temos de aceitar que todos vamos ter este “efeito platô” onde nos sentimos estagnados; e compreender que eles são uma parte normal da aprendizagem.
Depois temos de quebrar este efeito, esta sensação de não seguir em frente. O seu professor irá ajudá-lo neste processo. Como? com novos desafios, novos estímulos, novas questões, que vão fazer você quebrar esta barreira.
E quando você consiga tudo isto, vem a parte mais difícil de sair deste platô: continuar motivado. Pode ser complicado fazê-lo quando se pensa que não se veem resultados. É por isso que você deve continuar visualizando seu objetivo final, e estar ciente de que em breve notará estes resultados.
Nesta fase é sempre bom olhar para trás, e fazer uma perspectiva dos conhecimentos e competências antes de iniciar o curso, por exemplo, e das realizações que você obteve depois de todo o processo.
Espero ter te ajudado! Bons estudos!
Saludos de la profe Wanda.