
EN LUGAR DE HUIR DE TUS DEMONIOS CONVERSA CON ELLOS
Todos nós temos os nossos demónios pessoais que estão intimamente relacionados com a nossa história e as nossas vulnerabilidades. São eles que nos afastam dos nossos objetivos através do medo.
E quando temos medo, nos sentimos impotentes e completamente paralisados. As dúvidas, as resistências, os medos, os “não posso”, o “não sou suficientemente boa”, o “ninguém se importa” nos sufocam e se você não os controlar eles controlam você
Quando comecei a ensinar, muito anos atrás, tinha medo, estava insegura. A minha breve incursão no magistério, por muito que tivesse sido com crianças, tinha-me feito odiar a sala de aula durante muitos anos, jurando que não voltaria. E lá me vi eu novamente, pelas voltas do destino, diante de várias pessoas querendo saber o que eu tinha para lhes oferecer e fui pedir ajuda, alguns conselhos básicos, pequenas coisas gramaticais que hoje tiro de letra, mas naquele então pareciam-me difíceis! Embora hoje, no fundo, penso que eu só queria um abraço.
Mas, em vez disso, me fizeram sentir tola e incompetente, com medo de perguntar qualquer coisa. Eu me vi ali sozinha, sem conselheiro, sem mentor, nada.
Como resultado, nunca mais fiz perguntas e fui estudar como uma condenada para que isso não voltasse a acontecer. Ninguém mais me faria sentir inferior. E nesse caminho de conhecimento e auto-conhecimento errei, e errei muito e muitas coisas que eu acreditava serem certas, hoje já abandonei.
Todo o que eu sei hoje não sabia naquela época por isso tento ser gentil quando alguém me pergunta algo porque eu também tive que aprender! Seja humilde!
Sacrifiquei muito para ser quem sou hoje, tenho orgulho do que sei, dos meus conhecimentos, e da pessoa que eu me tornei, mas ainda estou longe de ser quem quero ser.
E para não me estender mais neste meu desabafo de hoje, quero dizer para você profe, que recém estás começando, o que não me foi dito: CONTA COMIGO! Se errar tá tudo bem, se cometer um erro, tá tudo bem também. Neste mundo cada vez mais individualista, onde as pessoas te escutam para poder criticar e não para prestar atenção ao que você quer dizer, eu quero te dizer:
Tamo junto! Conta comigo!
Se eu puder te ajudar com o que eu sei, eu vou te ajudar.
Saludos de la profe Wanda.