A importância do pensamento crítico e os passos para o seu desenvolvimento
Por que é preciso começar a fortalece-lo agora
O pensamento crítico é uma das ferramentas essenciais utilizadas pela filosofia para desmontar preconceitos e desenvolver um pensamento bem fundamentado.
Nós não somos ensinados a pensar bem. O nosso pensamento, na sua maioria, não é reflexivo, mas ruidoso, carregado de emoções e intuições não filtradas. O resultado? Informação não digerida e produção de pensamentos deficientes.
Não ensinar as pessoas a pensar significa não formar bons pensadores.
Então, nós passamos pela vida entrando e saindo de cursos e faculdades sem ninguém para nos fazer pensar realmente ou para nos fazer questionar por que isso é assim e não de outra forma.
Digo isto e cito de exemplo algo pelo que já devem ter passado muitos dos meus colegas professores: o costume que têm os manuais de ELE, incluso aqueles destinados a estudantes lusofalantes, de apresentar um tempo verbal antes de outro bem mais pragmático para a realidade dos brasileiros: por que tenho que ensinar o Pretérito Perfecto Compuesto antes do Pretérito Perfecto Simple, se resulta mais fácil para os meus alunos associar este último com o português e não o outro? Se, embora pareça mais difícil, é de fato muito mais fácil compreender a pragmática (as condições que determinam o uso) do verbo no Pretérito Simple e facilita a comparação? Eu já ensinei desse jeito inúmeras vezes, do jeito difícil e nada prático, e o mesmo que eu muitos professores já o fizeram, mas eu não o faço mais. O que quero dizer é que se eu não tivesse me questionado, contrastado informações e comparado resultados, teria seguido com a ideia de ensinar um antes do outro, me dificultando a vida e retardando o resultado dos meus alunos (nada mais do que por colocar um exemplo aqui dos vários questionamentos que foram surgindo ao longo da minha jornada)
E com isto não quero me fazer parecer uma grande pensadora, nem muito menos, o que quero dizer é que temos de questionar tudo.
Vivemos na era da informação, por isso hoje mais do que nunca, esta qualidade, a de formar pensamento crítico, é relevante: se não o desenvolver, perde-se a capacidade de identificar obstáculos e de implementar soluções. O pensamento crítico ajuda-nos a diferenciar entre informação medíocre e informação que contribui e educa de forma rentável.
Quanto mais bem informado estiver, melhor posição terá para tomar decisões que lhe possam trazer maiores benefícios a longo prazo.
Confira algumas dicas que vão lhe ajudar a desenvolver seu pensamento crítico:
ANALISE E PRATIQUE O CEPTICISMO:
Um bom pensador tem de fazer perguntas, não pode ser de outra forma. Problematizar um pequeno aspecto da realidade pode supor uma reformulação de nossas próprias ideias, algo que, sem dúvida, é muito interessante. O que é tomado como certo, o que ninguém ousa falar, é o verdadeiro problema, a raiz do assunto.
FAÇA PERGUNTAS. Aqui vão algumas ideias:
– Quem mais falou sobre isto?
– Quem seria a melhor pessoa a consultar?
– Que outras alternativas eu tenho?
– Por que é que isto é um problema/ desafio?
– Por que é que isto me preocupa?
– Por que tem sido assim por tanto tempo?
– Qual seria outra perspectiva/ alternativa?
– Quais são os obstáculos que nos impedem de agir?
– Qual é o melhor / pior caso?
– Qual seria o argumento contra esta ideia?
– Onde existem conceitos/situações semelhantes?
– Onde veríamos isto no mundo real?
– Onde nos levaria esta ideia.
– Como é que isso me beneficia a mim/outros?
– Quando é que isso causaria um problema
– Quando é que isto é aceitável?
– Quando seria a melhor hora para agir?
MANTENHA-SE INFORMADO ATRAVÉS DA PESQUISA E AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE VÁRIAS FONTES.
É importante desenvolver este aspecto do pensamento crítico mesmo na escola através do estudo ou análise de textos.
Não somos educados para fazer perguntas a nós mesmos, mas simplesmente para decorar algo que esqueceremos depois de terminar o exame.
Em geral, as crianças memorizam os dados, mas é difícil vê-los extrair a ideia principal e as idéias secundárias de um parágrafo, bem como questionar por que isso é assim e não de outra forma, ou o que o autor pretendia ao escrever isso.
INTERPRETE A INFORMAÇÃO E COMPARTILHE O SEU PONTO DE VISTA:
Você não precisa concordar com todos para poder entender suas opiniões. Às vezes, pontos de vista diferentes trazem percepções que poderíamos ter ignorado em primeiro lugar. Mesmo que você não concorde com as opiniões deles, você vai ter algum conhecimento adicional, e isso é sempre útil, é de alguma forma enriquecedor.
E como eu sempre digo: observe tudo, esteja ciente de tudo, mas questione absolutamente tudo e não tenha certeza de nada.
Como você pode ver, o pensamento crítico nada mais é do que manter a mente aberta enquanto procura e compara todas as fontes de informação possíveis em busca de uma solução.
Espero ter te ajudado um pouquinho a esclarecer a importância do pensamento crítico.
Nos vemos na próxima entrada ou pelas redes sociais: Instagram e Facebook
Saludos, la profe Wanda
Confira outros assuntos interessantes tratados aqui no blog: