Qual é a diferença entre o SIELE e o DELE?
E agora? muitas vezes, mostrar um certificado de conclusão de um curso de idiomas não é o suficiente para comprovar o domínio da língua em questão e as empresas, instituições de ensino no exterior, ou programas de intercâmbio, costumam pedir um certificado oficial que prove o seu nível de conhecimento em determinado idioma, neste caso, vamos falar especificamente do espanhol, claro.
A principal dúvida dos alunos, muitas vezes, não é sobre o exame em si, mas sobre qual tipo de certificado vale mais a pena investir. Para tomar essa decisão, antes é preciso pensar no porquê você deseja tirar o certificado e quais são os requisitos de quem está exigindo esse documento.
Por exemplo, se você está interessado em cursar alguma faculdade em um país de língua espanhola, vale a pena checar nos sites das universidades quais exames são mais aceitos e o nível necessário para poder se inscrever. Já se o seu caso é ter um certificado para o mercado de trabalho, talvez valha mais a pena avaliar por quanto tempo o certificado é válido e o preço cobrado, pois não são muito econômicos.
Para ajudar você na escolha daquele que mais se adapte às suas necessidades, vou descrever os dois exames de proficiência:
DELE
Os diplomas espanhóis do DELE são emitidos pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha.
Eles oferecem exames do nível A1 ao C2 do QECR (MCER) e o candidato pode decidir qual deles gostaria de fazer.
Cada exame consiste em quatro provas e é feito em papel, num centro de exame e em horários fixos, que são anunciados anualmente pelo Instituto Cervantes. Todos os exames do DELE consistem em quatro provas, exceto o exame DELE C2, que consiste em apenas três.
Os resultados são publicados em aproximadamente dois meses e os candidatos podem acessá-los através do portal Diplomas em espanhol e imprimir seu certificado oficial de qualificação a partir de seu acesso restrito.
Os candidatos elegíveis recebem então um diploma oficial impresso pela Casa da Moeda espanhola (Real Casa de la Moneda).
Os diplomas DELE são válidos indefinidamente e são reconhecidos internacionalmente.
Para maiores informações, visite : https://examenes.cervantes.es/dele/
SIELE
O SIELE credencia o domínio da língua espanhola a jovens e adultos que tenham o espanhol como língua estrangeira, segunda ou materna. É criado e validado pelo Instituto Cervantes, a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca ((USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA), e garante a forte presença de diversas variedades linguísticas do espanhol.
Oferece a possibilidade de fazer um exame completo ou apenas alguns testes se você quiser provar competência parcial no idioma. O SIELE, a diferença do DELE, é modular, por módulos, assim o candidato escolhe se quer realizar o exame completo ou por provas.
As provas e a inscrição são feitas por computador e o candidato escolhe a data e a hora em que quer fazer o exame.
O SIELE é apresentado do nível A1 ao C1 não tem o nível C2 até agora. Os candidatos podem
Os resultados são recebidos dentro de três semanas e você pode descarregar o seu Certificado ou Relatório acedendo à sua área pessoal em siele.org.
A seguir deixo para vocês uma tabelinha resumida e bem visual com as características de cada um para facilitar a visualização e a escolha do melhor certificado para você.
E aí, gostou do artigo? Conhece mais alguém que gostaria de saber mais sobre os exames de proficiência em espanhol? Então aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!
Boa sorte!!!
Nos vemos.
Profe Wanda