Passos para turbinar o espanhol e alcançar seu objetivo rapidamente

Passos para turbinar o espanhol e alcançar seu objetivo rapidamente

22 de março de 2020 0 Por Wanda

A riqueza e diversidade cultural de nossos vizinhos latinos, tem aumentado o interesse das pessoas pela língua espanhola.

Para estabelecer um intercâmbio cultural proveitoso é fundamental ter um conhecimento razoável do idioma e evitar o pensamento comum de que, por saber o português, podemos compreender o espanhol sem grandes dificuldades.

ESTUDANDO SOZINHO EM CASA

Se você é um autodidata, você deve saber que para alcançar um resultado satisfatório, o primeiro passo é saber se organizar.

O ideal, para que consiga manter a rotina a longo prazo, é que aumente as horas de estudo gradualmente para se habituar.

Para conseguir um bom rendimento, discipline-se!

Nas horas de estudo, esforce-se e nas horas de descanso permita-se relaxar da maneira que mais combina com você. E sem culpa nessas horas!”.

Observar sua rotina, seu tempo livre, respeitar os momentos de descanso e usar técnicas para aumentar a produtividade do tempo de revisão são algumas medidas importantes para mandar bem na preparação para os exames, quando houver.

 Aqui vão alguns conselhos:

Nestas próximas linhas proponho mergulhar em um universo de aprendizado construído com suas próprias mãos, cuja motivação principal é promover uma mudança na sua jornada e deixar você preparado para um mundo onde a comunicação multilíngue é fundamental.

Passo 1 – A Decisão de Aprender  

Parece simples. A partir desta decisão, você entenderá que escutar músicas, ver filmes ou ler textos em espanhol se tornará mais do que um lazer um lazer, será o seu foco de aprendizado.

REFLITA E ANOTE:

  1. a final de contas, por que eu quero aprender espanhol?
  2. o que mudaria na minha vida se eu soubesse espanhol? 
  3. o que eu posso conquistar ou o que eu faria sabendo espanhol?

ADQUIRA UM CADERNO PEQUENO:

Isso mesmo! Mesmo que você use meios eletrônicos para estudar, o caderno servirá:

 ✓        como registro do seu desempenho em espanhol, pois nele você poderá anotar o que vai estudar no dia, o que aprendeu no dia e as dúvidas (com o tempo você verá o quanto você evoluiu e aquilo que parecia difícil naquela época hoje é algo muito simples de fazer ou compreender)

✓         para anotar alguma palavra ou expressão que você escutar em alguma música e procurar depois;

✓         para colar imagens (use muitas imagens!) dos lugares onde se fala espanhol que você quer conhecer; (isto ajuda a ter em mente porquê você começou)

Carregue esse caderno sempre com você, assim, você poderá estudar espanhol nos intervalos que tem durante o dia, revisar algum conteúdo, anotar alguma dica de música, livro ou filme em espanhol.

Passo 2 – Cronograma de Estudo

Pensar no seu tempo, na sua rotina. Refletir sobre as suas prioridades, sobre as ações mais importantes no seu dia que irão te levar ao objetivo de ser fluente em espanhol. Porque se você quer alcançar a excelência em pouco tempo, deverá dedicar um tempo exclusivo para o seu estudo por dia. E apenas para isso. Nada de ficar olhando o celular, distraindo-se com assuntos que podem prejudicar seu aprendizado. Você deve separar minutos diários para estudar espanhol, longe de distrações.

Passo 3 – Seleção de Material

Neste passo, você vai selecionar seu material de estudo, e eu acredito que é uma das partes mais legais!

Agora, para escolher seus vídeos, textos e músicas, você deve pensar e pesquisar na Internet e livros ou revistas:

  • Como é o mundo hispânico em geral (de acordo com o país que você gosta mais, pode ser Argentina, Chile, México, Colômbia, etc.)?
  • Que música escutam? Qual a comida típica?
  • Escolha a variante do espanhol que mais lhe agradar, ouça bastante, pesquise. Cada pais tem um jeito diferente de falar, sotaque, vocabulário, etc.
  • Leia textos do seu interesse, do contrário você irá cansar e se entediar.
  • Comece com texto simples e curtos. Uma busca rápida em Google lhe mostrará as respostas
  • Procure o vocabulário desconhecido. Analise as estruturas que são diferentes do português. Não precisa entender tudo de uma única vez, isso irá frustrá-lo.
  • Quando escolher músicas, intente reproduzir os sons. Cante junto com a letra em mãos para ir se acostumando aos diferentes fonemas. Entenda a letra e procure entender o que a pessoa quis dizer quando escreveu a estrofe. O espanhol muda conforme o pais e uma mesma palavra pode ter diferentes significados conforme o lugar de origem, por isso também é muito importante, você decidir qual variante do espanhol gosta mais e pretende seguir.

Passo 4 – Prática

a. Esse é o passo que você deve praticar de 3 a 4 vezes por semana

(você pode baixar esta tabela junto com o planner de estudos semanal)

b. Produção escrita: descrição

Para a sua primeira prática escrita, vamos usar os verbos coringas: “ser”, “estar” e “tener” (ter). Assim, sem conjugar, são iguais ao português. Porém, conjugados, mudam bastante.

Pesquise e marque no seu material selecionado onde aparecem este verbos.

Preste bastante atenção no verbo SER, ele parece fácil, porém, é muito comum confundir a segunda e a terceira pessoa do singular, não se engane.

Vamos por em pratica:

→Pegue 2 palavras daquela tabela de palavras desconhecidas e faça duas frases com elas + verbo SER, depois

→Pegue 2 palavras daquela tabela de palavras desconhecidas e faça duas frases com elas + verbo ESTAR e, por último

→Pegue 2 palavras daquela tabela de palavras desconhecidas e faça duas frases com elas + verbo TENER.

Isso você irá fazendo em cada dia do seu cronograma, não somente com este verbos e sim, com qualquer verbo que lhe apresente dificuldade.

  • Em cada dia do seu cronograma, você pegará UM dos materiais que você selecionou previamente e lerá, analisará o conteúdo e tentará de compreender o máximo de palavras pelo contexto, sublinhando aquelas que não foram possíveis decifrar, num segundo momento, as palavras desconhecidas você irá buscá-las no dicionario.
  • Pratique os verbos em frases contextualizadas em presente, depois veja como ficam estes mesmos verbos em passado e futuro. Escreva-os. Escreva frases com estes verbos. Numa busca rápida no Google você encontra um monte de conjugadores em espanhol.
  • Pesquise os verbos regulares e os irregulares da rotina diária, por exemplo.
  • Pense em frases simples que você precisou dizer no seu dia (ex. que vontade de comer pão) e tente reproduzi-las em espanhol, reflita, eu sei fazer isso? como seria? Escreva. Repita diariamente.

Passo 5 – Consolidação do conhecimento

Exercício A

 Escreva um resumo, em espanhol, de tudo o que você aprendeu nessas duas semanas, seja em vídeos, músicas ou textos. Neste resumo, não se preocupe com os “erros”, preocupe-se em buscar na sua memória as palavras, expressões e tudo mais que você aprendeu com seu estudo. Sim, você precisa escrever! E você precisa escrever a mão inclusive.

 Durante essas semanas aprendi…

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Repita esse exercício no seu caderno a cada duas semanas

Exercício B

GRAVE esse resumo. Sim, isso mesmo, GRAVE!

Para ajudar, você pode imitar alguém que fale espanhol. Algum jornalista, ator, professor, cantor, cantora, seu ídolo! O importante é que essa pessoa seja uma falante nativa do espanhol e que use a variante do espanhol que você escolher (argentina, chilena, mexicana, peruana, colombiana, etc.).

CONCLUSIÓN

Você viu o quanto é importante manter a DISCIPLINA nos estudos, não é? Chegar mais rápido ao seu objetivo é ter disciplina, organizar-se com os horários e ser livre, porém, estar focado nos objetivos. Entenda que “livre” significa fazer o que você quer fazer para chegar ao seu objetivo, ter disciplina é fazer o que você estipulou que deve ser feito; e foco nos objetivos é o que te motiva a não parar de estudar!

Você deve praticar os passos de 2 a 4 vezes por semana e observar seu progresso.

E para ajudar você neste passo, criei um planner de estudos para descarregar e levar tudo organizado, sem procrastinar nada. Clique aqui e seja feliz.

Bueno espero haberte ayudado con estos consejos!